Lá manda a tradição… Nesta mudança de 2023 para 2024 impõe-se seleccionar as 12 passas que deverão fazer parte dos desejos mais sentidos dos gestores de Pessoas pois marcarão definitivamente as suas actuações no próximo novo ano que está prestes em entrar…
Por Pedro Ramos, CEO da Keeptalent Portugal
Assim, deixo aqui, após alguma reflexão, as 12 passas que deverão fazer parte do “kit de réveillon” dos gestores de Pessoas e que deverão ser consumidas (sobretudo reflectidas) nos nossos desejos de Ano Novo!
A ordem por que aparecem não é, nem arbitrária, nem “por ordem de entrada em cena”, nem outra qualquer que não… a ordem para fazer acontecer na sua própria organização!
Passas na mão, algo mais líquido para ajudar e celebrar e… mãos à obra! Que vêm aí um 2024 que, ainda por cima, tem mais um dia (pois é bissexto!) para vivenciar, experienciar, gerir e celebrar…
Eis as 12 passas que deverá ter à mão:
Employee Experiencies: o desenho e a implementação de processos de jornada de colaborador, integrando modelo de onboarding, integração, formação e comunicação interna com recurso a ferramenta de gamificação para ajudar a “montar” tudo de forma mais acessível e divertida, mas com foco em proporcionar excelentes experiências aos colaboradores… será um dos maiores desafios para 2024! Atenção que a IA também poderá dar uma ajuda…
Values & Proposal: Agora que já passaram as fases do “RH em emergência” e do “RH sempre alerta para cuidar e espalhar felicidade perdida”… é tempo de redesenhar, preferencialmente em cocriação integrada com as várias equipas da empresa, dos (novos e actualizados) Propósito e Valores da organização, consolidando este processo com ferramentas digitais…
Focus on Performance: O mundo mudou, as dimensões de tempo e espaço mudaram. Por isso… não pode passar de 2024 o (re)desenho e implementação de novos modelos de gestão de desempenho e performance ajustado aos objectivos de negócio da empresa e, sobretudo, aos novos ritmos e tempos do trabalho…
A 360 degree world: E porque agora tudo é interactivo… já não há desculpa para não desenho e implementar modelos de avaliação e de assessment que envolvam “todos com todos” na sua organização… Novos modelos ajustados ao modelo de competências de negócio da empresa, auscultando todos com base nas novas responsabilidades de gestão colaborativa e diversa…
Power Skills: No mundo que já, definitivamente, confundiu o “soft” com o “hard” em matéria de competências – e ainda bem! – cabe-lhe a oportunidade “de ouro” de (re)construir os seus modelos de competências, ajustando-os às actuais e reais dinâmicas das empresas, com implementação de ferramentas de assessments de competências que permitam ajustar os modelos de desenvolvimento e potencial das lideranças e dos colaboradores…
Moments of Recognition: Celebrar e reconhecer serão palavras de ordem! 2024 é o momento para repensar e implementação os programas internos de feedback e reconhecimento. Dê mais energia às suas pessoas e à sua organização…
Upgrade Leadership: Chegou o momento de repensar os modelos de desenvolvimento de lideranças com recurso as ferramentas digitais de assessment de preferências cerebrais, potenciando a melhoria da comunicação interpares, com base numa melhor adequação entre os vários perfis das equipas, numa lógica de cooperação e cocriação…
Building innovative teams: O Novo Ano será um momento adequado para construir e implementar equipas internas de inovação que estimulem o aparecimento de novas ideias, novas soluções, fazendo emergir colaboradores com elevado potencial e focados em soluções…
Organizational analysis tools: Num mundo em mudança permanente, cada vez mais é urgente (e emergente) a existência de soluções flexíveis de análise e diagnóstico organizacional que permitam medir tudo, muito e sempre. Medir para gerir, claro…
Development the Human Potential: Com tanto reskilling e upskilling já feito (e por fazer…) há que, num futuro próximo, se adotem programas orientados para avaliar elevados potenciais de talento, construindo soluções de desenvolvimento e de sucessão na organização…
Focus on Attraction and Fidelization: Sendo esta uma das grandes preocupações que transitam para 2024, definitivamente, os gestores de Pessoas terão de construir algo mais consistente que promova a atracção permanente e a fidelização dos “profissionais chave” nas suas organização…
Internal Mobility: E que tal, em 2024, olhar mais para dentro da sua organização? Seja por falta de meios e recursos financeiros para recrutar, seja pela inexistência de talento no exterior, o Novo Ano vai exigir de si alguma (muita!) criatividade para a implementação de programas que promovam e estimulem o desenvolvimento das suas Pessoas através da mobilidade interna na organização. Mão à obra…
E agora, com as 12 passas bem à mão, só lhe resta esperar pelas 12 famosas badaladas e começar a formular cada um dos respectivos desejos.
Já agora, caro leitor, desejo-lhe muita energia para 2024, pois bem vai precisar para levar a cabo tudo isto nos 366 dias de 2024! E tenha um ano de 2024 em grande!
Leia o artigo nasua publicação original aqui.